Em 24 de janeiro, mais de 2.400 participantes pré-registrados de 70 países, incluindo Filipinas, EUA, Alemanha, África do Sul, China e Coréia do Sul, se juntaram à conferência intercontinental online para discutir o papel da educação de paz.
A conferência foi organizada por uma ONG internacional de paz sediada na Coréia, Cultura Celestial, Paz Mundial, Restauração da Luz (HWPL) sob o DGC da ONU e o ECOSOC da ONU em comemoração ao 7º aniversário do Dia de Paz HWPL em 24 de janeiro.
O Dia de Paz HWPL em 24 de janeiro, estabelecido em Magandanao, Filipinas, tem sido celebrado todos os anos desde a assinatura do Acordo de Paz de Mindanao em 24 de janeiro de 2014 pelos governos locais e líderes da sociedade civil.
Este Dia de Paz foi decretado como Dia de Paz HWPL ao propor um acordo de paz para superar 50 anos de conflito que causou cerca de 120.000 vítimas na região pelo presidente da HWPL, Man Hee Lee, conhecido como um veterano da Guerra da Coréia.
O evento comemorativo deste ano visou aumentar a conscientização sobre a educação de paz entre as pessoas ao redor do mundo com o tema “O Papel da Educação de Paz para Criar um Mundo Pacífico” e construir uma plataforma global para educadores de paz implementarem a educação de paz no sistema educacional de cada país.
Após mensagens de felicitações de figuras sociais, educacionais, religiosas e políticas, incluindo o Chefe do Tribunal de Apelação do Cairo, o ex-presidente do Conselho de Direitos Humanos da ONU, o ex-assessor do Ministério da Educação de Guatemala e o Arcebispo Honorário da Arquidiocese de Davao nas Filipinas, o presidente Man Hee Lee da HWPL entregou sua mensagem comemorativa.
O presidente da HWPL, Man-hee Lee disse: “Hoje, Mindanao não é mais um lugar de conflito. Em vez disso, tornou-se um modelo de paz que o mundo vê. Antigamente, as pessoas desta região apontavam armas uns para os outros – agora, eles compartilham a comida sentados à mesma mesa, apesar de suas diferenças religiosas e ideologias. Os alunos que antes eram treinados para matar agora estão aprendendo o valor precioso da vida e de paz por meio da educação de paz HWPL.”
O Dr. Ronald Adamat, Comissário da Comissão de Educação Superior das Filipinas (CHED), que tem trabalhado para implementar a educação de paz HWPL integrando a educação de paz no currículo de ensino superior relevante, fez uma apresentação sobre o valor do Dia de Paz HWPL e o desenvolvimento da educação de paz nas Filipinas.
Ele disse: “Os jovens lutarão pela paz, mas eles ainda não receberam habilidades, compreensão ou oportunidades suficientes para falar sobre a paz. Eu apoio de todo o coração a educação de paz HWPL, que aumenta a consciência dos valores que os jovens precisam para se tornarem pacifistas. Como futuros líderes, nossos filhos, que farão uma diferença positiva no mundo, precisam ser educados sobre como a construção de paz funciona de maneira eficaz. Por meio da educação, a construção de um mundo verdadeiramente pacífico pode se tornar uma realidade um dia.”
Educação de Paz HWPL, que consiste de 12 aulas, tem como objetivo promover educadores e alunos o valor de paz, aumentando a consciência sobre a importância de realizar uma cultura de paz. Desde 2016, mais de 200 instituições educacionais em 34 países, incluindo África do Sul, Índia, Israel e Filipinas, foram designadas como Academia de Paz HWPL, e o Ministério da Educação de 9 países assinou MOA para cooperação na educação de paz.
A Sra. Firoza Muradi, uma educadora do Afeganistão, disse: “O Acordo de Paz de Mindanao em 2014 se tornou um grande modelo para países como o Afeganistão, que estão lutando com guerras e conflitos”. Espero que o milagre de paz em Mindanao aconteça no Afeganistão e comece com a educação de paz. Por meio da Educação de paz HWPL, os alunos encontram respostas para alcançar a paz de várias maneiras, incluindo harmonia com a natureza, o valor da cooperação e maneiras de proteger seus direitos. Acredito que todos os meus alunos que estão recebendo a educação de paz crescerão como mensageiros de paz.”
No evento, os oficiais da HWPL anunciaram planos para 2021, como o Programa de Treinamento de Educadores de Paz Online, o Programa de Voluntariado de Educação de Paz e o Projeto Online de Intercâmbio Juvenil pelo Amor de Paz, que foram concebidos principalmente como programas online de acordo com a situação de pandemia.
Discussion about this post